Relatório de Impacto Ambiental da Rio Grande Mineração S.A. (Projeto Retiro)

Analise criticamente as notícias divulgadas, acesse o Cadastro de Ocorrências no site do IBAMA (http://www.ibama.gov.br/cadastro-ocorrencias) e manifeste sua posição sobre a atuação da Rio Grande Mineração S.A. em São José do Norte-RS.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Fórum de Comunidades Tradicionais discute práticas sustentáveis e justiça ambiental em São José do Norte

Na sexta-feira passada, 19.06.15, estiveram reunidos no Salão do Ministério Público Estadual (MPE) de São José do Norte/RS integrantes de comunidades tradicionais, representantes do poder público, de organizações não-governamentais e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), assim como pessoas interessadas nas discussões ambientais do município e região, participando do Fórum de Comunidades Tradicionais, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dentro da programação do chamando Junho Ambiental.
Durante os depoimentos e rodadas de debates, ficou clara a posição das Comunidades frente ao avanço atual dos interesses de grandes empreendimentos impactantes/poluidores em seus territórios, ameaçando seus modos de vida tradicionais e a integridade dos mesmos, para as atuais e futuras gerações de nortenses. A preocupação, especificamente com a instalação das atividades da mineradora RGM, chamado Projeto Retiro, dos membros das comunidades foi a carência dos princípios de justiça ambiental, desconsiderando a posição dos habitantes locais como fator relevante para a instalação da obra e/ou atividade econômica.
A preocupação com a sustentabilidade da restinga embasou os depoimentos da representante do Grupo Agroecológico Nortense, que leu um manifesto repudiando tal atividade mineradora, como sendo totalmente avesso às práticas agroecológicas propostas pelo grupo, da comunidade dos Quilombolas do Capão do Meio, da Comunidade e Associação do Retiro (diretamente afetada durante o início da exploração do minério), da Associação de Pescadores e Agricultores Raízes da Terra do Retovado, da Associação dos Agricultores do São Caetano, da Associação dos Agricultores do Tesoureiro e da Colônia de Pescadores Z2.
Das discussões realizadas salientou-se a necessidade do Executivo Municipal reiterar oficialmente seu apoio ao posicionamento das comunidades do município em recusa à mineradora, defendendo o presente e o futuro dos grupos tradicionais nortenses, suas atividades e sustentabilidade, bem como que se realizem atividades que estimulem a permanência e reprodução das práticas desses grupos do interior.
Os resultados, considerados positivos por todos presentes, apontaram para a necessidade da realização de outros encontros neste sentido e para a redação de um documento conjunto assinado pelas comunidades tradicionais, instituições e pessoas que apoiam o movimento ecológico, bem como pelo Executivo municipal.
Ainda estiveram presentes e colaborando com as discussões Luciano Mello, oceanólogo e especialista em comunidades tradicionais, Raizza Lopes e Gianpaolo Adomilli representando a FURG, e representantes da Emater.

Fonte: http://ongcea.eco.br/?p=41857

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síntese esquemática da economia nortense

Síntese esquemática da economia nortense

In Dubio Pro Natura

In Dubio Pro Natura

Mineração II- I

Mineração II- I

Mineração II- II

Mineração II- II