Relatório de Impacto Ambiental da Rio Grande Mineração S.A. (Projeto Retiro)

Analise criticamente as notícias divulgadas, acesse o Cadastro de Ocorrências no site do IBAMA (http://www.ibama.gov.br/cadastro-ocorrencias) e manifeste sua posição sobre a atuação da Rio Grande Mineração S.A. em São José do Norte-RS.

sábado, 17 de setembro de 2016

O IDEAL INDUSTRIALISTA E A DILAPIDAÇÃO DA BOA E VELHA SÃO JOSÉ DO NORTE
Sabemos a importância da indústria no mundo atual e não é possível negar isto, o que é questionável é a forma na qual é planejada e gerida, que está debruçada na lógica da destruição e do lucro imediato, custe o que custar, processo este que já deu mostras aqui na região de que não é sustentável, demagogicamente falam em empregos, mas também já é visto que o capital quando se interessa por uma região não se compromete em ficar para sempre.
O ideal industrialista exaltado como redenção tornou-se senso comum no meio político e a sociedade organizada, não se vê contraponto, apesar de ele existir quase que imperceptivelmente, São José do Norte já perdeu sua maior característica que é a tranquilidade e o que era para “desenvolver” até agora não “desenvolveu” e provavelmente continuará assim, possivelmente irá piorar.
São José do Norte em seus tempos áureos produzia alimentos não dependia de indústrias sujas, de monoculturas de desertos verdes, de minerações a céu aberto e etc.; os formadores de opinião, os menestréis do industrialismo, sempre rotularam qualquer ponto de vista divergente ou de defesa do patrimônio natural como inimigos de São José do Norte, “os que não querem o progresso” defendendo assim os interesses dos entreguistas, oportunistas, imperialistas...
As verdadeiras fontes de riqueza, prosperidade e identidade de um povo estão ligadas a terra, o que se vê são comunidades enfraquecidas, falta de políticas para a fixação das populações do campo, o medo do desemprego e da violência frutos deste processo.
Assim são as gestões que a população elege, será que sabem? A quem foi ensinado refletir sobre a lógica do sistema e seus agentes? Fica então uma pergunta no ar para os nossos políticos: DEPOIS DA SILVICULTURA, DEPOIS DO POLO NAVAL ESTABELECIDO, DEPOIS DA MINERAÇÃO E OUTROS, O QUE RESTARÁ??

                                                                                                                                                
TEMOS QUE NOS OPOR A QUALQUER FORMA DE EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS
Zeladores & Protetoras 
Ambiental Nortenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síntese esquemática da economia nortense

Síntese esquemática da economia nortense

In Dubio Pro Natura

In Dubio Pro Natura

Mineração II- I

Mineração II- I

Mineração II- II

Mineração II- II